sábado, 12 de março de 2011

GOVERNADOR TARSO GENRO ANUNCIA R$ 50 MILHÕES PARA RECUPERAR SÃO LOURENÇO DO SUL

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (11), o Governador do Estado, Tarso Genro fez o anuncio da liberação de 50 milhões reais em linhas de créditos com juros zero, para cerca de 20 mil atingidos pela chuva no município. As linhas de créditos serão realizadas junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul e contará com o apoio da Prefeitura Municipal.
As linhas de créditos serão destinadas a pessoas jurídicas e físicas, sendo elas clientes ou não clientes do banco.
Segundo o Governador Tarso, essas linhas serão destinadas também a micro e pequenas empresas que foram atingidas no Município. “Neste primeiro momento nosso foco é tentar minimizar o mais depressa possível esta catástrofe que São Lourenço do Sul esta passando. Essas linhas de créditos serão realizadas para a reconstrução de pequenos empreendimentos e a aquisição de materiais de construção e eletrodomésticos. Disponibilizaremos também a prorrogação por um ano do crédito agrícola do Banrisul para os atingidos pelas chuvas, hoje cerca de 511 agricultores”, ressaltou o Governador.
Outra medida anunciada pelo Governo do Estado é a transferência do Gabinete do Vice-Governador, Beto Grill, para São Lourenço do Sul. Em seu pronunciamento o Vice-Governador, enfatizou o árduo trabalho da Administração Municipal para ajudar as vítimas da comunidade. “Estou mobilizado e acompanhando desde a manhã desta quarta-feira (10), o engajamento do Prefeito José Nunes, Vice-Prefeito Daniel Raupp e toda a sua equipe, no resgate e assistência aos atingidos pela enchente”, disse Beto Grill.
Em sua fala o Prefeito Municipal, José Nunes avaliou a situação de calamidade pública e disse sobre o seu sentimento diante da situação vivenciada por toda a comunidade. “Nunca imaginamos passar por uma situação dessas, quando fomos avisados que poderia acontecer uma cheia no Município, não tínhamos a dimensão que seria desta maneira. A previsão anunciava 6mm de chuvas e o que veio foi suficiente para praticamente arrasar São Lourenço do Sul. Hoje estamos trabalhando com o atendimento inicial de assistência as vitimas, e com a ajuda do Governo do Estado colocaremos novamente de pé nosso Município. Mas acredito que, além disso, precisamos recuperar a auto-estima da nossa comunidade, que estava em alta com o grande desenvolvimento que o nosso Município vinha alcançando. Hoje temos a tarefa de recuperar São Lourenço, não somente em termos de infra-estrutura, mas também de novamente resgatar o orgulho de todos os lourencianos”, ressaltou Zé Nunes.
As linhas de créditos anunciadas terão um prazo de no máximo 30 dias para serem liberadas e os atingidos também terão acesso a programas do Governo Federal, como o que permite a troca de geladeiras inutilizadas por outras novas, para cerca de 1250 famílias, com o apoio da CEEE.
Em telefonema ao Governador Tarso Genro, a Presidente Dilma Rousseff, pediu para passar palavras de conforto aos moradores e a disponibilidade da União para auxiliar o município.
Neste sábado (12), o município receberá a visita da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que estará mobilizando um projeto para atender as crianças, filhos das vítimas da cheia e da Ministra de Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, que estará avaliando a situação dos pescadores da colônia Z8, uma das áreas mais prejudicada
Rádio Universidade AM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário